8° Ano




Fichamento
Fichamento é um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentos através da elaboração de fichas, com conteúdo que facilita o estudo e a aprendizagem. Utiliza-se das técnicas de resumo e resenha para a elaboração de seu conteúdo.
O fichamento é um procedimento realizado para ajudar no armazenamento de informações chave de determinado livro ou documento. É feito em fichas com um padrão de elaboração e disposição do conteúdo de forma sistematizada e resumida para que se localizem estas informações posteriormente.
Os tipos de fichamento se subdividem em:
Fichamento de transcrição ou citação é aquele em que se passará o texto do livro ou documento igual ao lido para a ficha. Logo se faz necessário à utilização das aspas no inicio e no final da transcrição.
 Fichamento de resumo ou conteúdo é aquele que traz uma compilação das idéias do autor, ou seja, dos assuntos e características principais abordadas no livro ou documento. Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de um resumo, porém obedecendo a estrutura de uma ficha para fichamento.

Fichamento de comentário ou crítico é aquele que realiza uma avaliação completa do livro ou documento em todos os seus aspectos, principalmente nos assuntos principais levando em consideração a opinião de quem elabora a ficha. Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de uma resenha, porém obedecendo a estrutura de uma ficha para fichamento.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário